Quase 80% dos municípios do Paraná já tiveram casos confirmados de dengue desde agosto de 2015, quando teve início o atual período epidemiológico. Das 399 cidades do estado, 310 já registraram a doença, o que corresponde a 77,6% dos municípios. Novo boletim foi divulgado nesta terça-feira (31) pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).
Todas as 22 regionais de saúde já tiveram casos da doença. Do total de cidades, 258 tiveram casos autóctones de dengue, ou seja, contraíram a doença dentro do próprio município. A cidade com o maior número é Paranaguá, no litoral, com 15.603 casos.
Desde o último boletim, há uma semana, 1.197 novos casos foram registrados no estado, levando o total de casos para 49.301. Mais duas pessoas morreram, uma em Paranaguá e outra em Ivaiporã, elevando para 57 o número de óbitos por dengue.
Também houve mudanças no número de cidades com epidemia. Céu Azul, Atalaia e Maripá entraram para a lista que, agora possui 77 municípios. Para ser considerada situação epidêmica é necessário apresentar mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes.
Chikungunya
Os casos de chikungunya passaram de 68 para 72, sendo apenas sete autóctones, ou seja, contraídos no local de residência. Os outros 65 são importados.
Vírus da zika
Os casos de vírus da zika também cresceram: subiram de 296 para 314, dos quais 210 são autóctones e 104 importados.
Veja as cidades em epidemia de dengue:
Paranaguá, Assaí, Rancho Alegre, Santa Cecília do Pavão, Mamborê, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu, Boa Vista da Aparecida, Munhoz de Melo, Santa Helena, Foz do Iguaçu, Ibiporã, São Miguel do Iguaçu, Cafelândia, Cambará, Itambaracá, Capanema,Jataizinho, Santo Antônio do Paraíso, Quedas do Iguaçu, Sarandi, Colorado, Braganey, Tapira, Leópolis, Serranópolis do Iguaçu, Pérola, Planalto, Porecatu, Nova Santa Rosa,Bela Vista do Paraíso, Santa Isabel do Ivaí, Centenário do Sul, Marialva, Ampére,Sertanópolis, Capitão Leônidas Marques, Itaipulândia, Corbélia, Londrina, Nova Aliança do Ivaí, São Jorge do Ivaí, Paiçandu, Jardim Olinda, Ivaiporã, Antonina, Floresta,Florestópolis, Iguaraçu, Tuneiras do Oeste, Guaraci, Missal, São Sebastião da Amoreira,Santo Antônio do Caiuá, Matelândia, Cambé, Ivatuba, Mandaguaçu, Maringá, Pérola D’Oeste, Realeza, Nova Cantú, Ubiratã, Santa Fé e Terra Roxa, Santa Izabel do Oeste, Jesuítas, Astorga, Ouro Verde do Oeste, Toledo, Cruzeiro do Sul, Porto Rico, Mandaguari e Entre Rios do Oeste, Céu Azul, Atalaia e Maripá.
Fonte: G1
Comentários