I CURSO DE CAPACITAÇÃO E MÉTODOS DE CONTROLE DO AEDES aegypti

Abertura do I CURSO DE CAPACITAÇÃO E MÉTODOS DE CONTROLE DO AEDES aegypti pelo cerimonial da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná, convidou as autoridades a compor a mesa: Cleide A. Oliveira – Superintendente de Vigilância em Saúde, Paulo Santana – Diretor do Centro de Vigilância do Estado do Paraná, Iwana  Belmonte – Chefe do Centro  Estadual de Vigilância Ambiental, Maria do Horto Nagano – Presidente da Associação Paranaense de Controladores de Pragas e Vetores e representantes dos Conselhos Regionais CREA, CRMV, CRbio e CRQ.

Após compor a mesa com as autoridades acima citadas, o cerimonial pediu aos participantes para levantar e cantar o Hino Nacional Brasileiro. Este ato simboliza a unidade desta equipe multidisciplinar que querem juntas fortalecer e assumir o compromisso de desenvolver ações conjuntas de trabalho com as mesmas diretrizes entre o setor público e privado, pensando no controle do mosquito e no  bem estar da população paranaense.

     

Neste evento falou-se da importância da parceria da SESA com a APRAV cujo objetivo foi agregar os profissionais  das  Vigilância Sanitária, Ambiental, Responsáveis Técnicos das empresas prestadoras de serviços especializadas no  controle de vetores e pragas urbanas na Saúde Pública e os conselhos de classes profissionais. 

O controle ambiental  é essencial para coibir a proliferação do Aedes aegypti, por isso a necessidade de envolver todos os segmentos que tenham atividades e ação neste setor, bem como solicitar a sociedade através de campanhas educativas que façam as vistorias em suas casas retirando entulhos, lixos,  água parada  em todo e qualquer objeto que possa servir de reservatório ou criadouro do mosquito.

Integrar ações conjuntas de procedimentos, condução no combate ao mosquito transmissor das arboviroses (dengue, zika e chicungunya) é a única maneira de obter sucesso no controle deste vetor, ressaltou a Superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide Aparecida Oliveira.

Participaram deste evento 100 técnicos oriundos de 25 cidades do estado do Paraná,  com objetivo capacitar os agentes da 1ª e 2ª Regionais de Saúde e os responsáveis técnicos das empresas especializadas em controle de vetores e pragas urbanas.

Isso demonstra que estamos no caminho certo que é capacitar os técnicos para atuar em conjunto nas ações do controle vetorial com responsabilidade e parceria ao projeto  SESA/APRAV, de acordo com  a RDC SESA 374 e RDC SESA 29 , que se estenderá as outras Regionais de Saúde do Estado.

Tendo finalizado a capacitação foi feito avaliação dos participantes através de prova escrita. Após correção pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – Vigilância Sanitária Divisão de Produtos será expedido o CERTIFICADO de conclusão assinado pelo Secretário de Estado da Saúde Miquele Caputo Neto e a pela Superintendente em Vigilância Saúde – Cleide Aparecida de Oliveira.